Sunday, November 30, 2008

Re: autumn blues...

Pessoano o rico que em fingimento se veste de lúgubre quotidiano.
Poderá este whisky velho transportar alguém à tasca da aldeia onde os olhares rosnam como coldres.
Será que podemos respirar o vapor húmido do autocarro das 7 a partir do cheiro asséptico dos 24 graus AC desta redoma de tablier novo e cabedal beije. Ou tudo são a memória de sonhos de infancia revestidos de presente?

A minha única esperança - o vale a pena - é acreditar que haverá frutos que se poderão colher dos mp3s, cabelos com gel e Hi5s calientes (revestidos de futuro)! Ao menos essa é a feliz confirmação de gerações vindoras imoderadas (como compete), bem ao contrário das que rigorosamente cumpriam com as fardas à civil impostas, risco ao lado e vestidas de brandos costumes sempre dois tamanhos abaixo. O gap agridoce que é ao mesmo tempo mimado e anaclítico: na sala de aula 30 almas incadescentes com uma professora aplicando sanções redutoras acreditando piamente que o pico de gel, o mp3 e o telemovel são a prova dos cérebros definhados dos novos adolescentes. No fim da aula o TPC é via email e a pesquisa será do Wiki seguindo as últimas recomendações de Bruxelas. A stora volta a casa por engarrafamentos seguindo escrupulosamente um risco vermelho com duas bandeirinhas xadrez nas pontas no ecrã dum GPS - se não desviar o itinerário com uma ida ao Colombo "favorite" - simbolicamente tão grave ou pior que o gel ou Hi5 que são o mote às conversas iradas na sala de professores. Tempo para bebericar duma discussão tecnocrática na TV. A certeza de que se entende quase tudo é a proteina do ego e a confirmação que se percebe o que vai no mundo, baseado nesse pressuposto que jornalistas e políticos têm uma visão superior e completa.

Felizmente veio um novo Ucraniano na carrinha e obriga o resto do grupo a trocar os apupos habituais de viagem pelas conversas de tradições e hábitos do seu país. À volta para casa, o ucranias, já do grupo dá os primeiros passos na boçalidade escalada com ordinarice... -estarei a ser cretino ao dizer isto? Bom seria!

Despeço-me com um aquecedor a óleo a olhar fixamente para mim pelos seus dois interruptorzinhos cor-de-laranja...

No comments: