Monday, February 02, 2009

Encontrem as diferenças

Não percebo nem quero perceber muito de futebol. Não nego que por vezes até me satisfaz ver um joguinho na televisão: o discurso efusivo de adeptos à porta do estádio, declarações de treinadores ou os comentários de profissionais da conversa fiada.



Estive em Portugal neste fim-de-semana e voltei a confirmar que o jogo sendo notoriamente de pior qualidade se comparado com o praticado em Espanha, é depois empolado ao extremo e ramificam-se comentários e comentadores, questões de árbritos, transferencias, vida pessoal de jogadores, adeptos, e escandalos com presidentes.  Há mais ligas e incidem-se em mitos e crenças não esquecendo o cunho emigrante: o Chelsea, o Manchester, o Inter de Mourinho. O futebol em Portugal tem lugar cativo em qualquer noticiário e existem, tanto quanto sei, pelo menos 3 jornais diários em redacção incessante centrados em futebol (tantos como os clubes considerados grandes).  Seguramente serão os "desportivos" os jornais mais lidos do país.




Fiquei boquiaberto com estas 3 capas, com estas 3 metáforas, com esta manchete partilhada. Ou "alegria do povo" está para Mantorras como CR7 está para o madeirense que vinga em Manchester ou não consigo compreender como se pode conceber tal coincidência jornalística!



ps: eu sei que devia estar a escrever sobre o Freeport. Mas, quase por superstição não vou tecer comentários ansiando que algo aconteça!

No comments: