Thursday, July 16, 2009

SÓNAR '09 - O balanço tardio

Quase um mês depois da última edição do festival de música electrónica por excelência, aqui ficam algumas notas soltas acerca do mesmo.

Com um cartaz uns furos abaixo de anos anteriores, o SÓNAR deste ano acabou por ter um balanço algo mitigado (para não dizer, ups!, com muitos soluços).
É verdade que os bilhetes gerais esgotaram, que os bilhetes para Sábado à tarde também, que nos outros dias havia gente mais que suficiente nos espaços interiores (e exteriores) do festival; mas também é verdade que a versão nocturna teve menos um espaço (que acabava por ter uma função de "chill-out") e que acabou por se verificar uma aglomeração de público em demasia nos restantes três existentes.
Com ou sem crise a afectar também estes eventos, o facto é que, ano após ano, Barcelona, através desta realização, continua a ser a "Meca" dos melómanos da electrónica e afins, dos "geeks" das novas ferramentas musicais, dos "trendys" com a última moda, ou do simples suburbano que sai à noite para uma "orgia" de "botellón" e drogas avulsas.
Há nomes que já chateiam só de ver repetidamente em todos os alinhamentos dos últimos anos (vide Jeff Mills, Richie Hawtin, etc.). Mas a fórmula utilizada continua a resultar!
Pontos altos a destacar, independentemente de tudo: - a figura idiossincrática do sírio (que vende mais cassetes que Toni Carreira e Joaquim Barreiros juntos!) Omar Souleyman a deambular algo perdido pelo meio da "guirilândia" do festival; - a teclista dos Micachu & The Shapes (sex-symbol do festival); - o final, em pose triunfadora, do live-act de SebastiAn; - a experiência pessoal com a "Reactable".
Pontos negativos: - o som (ou a falta dele) durante o concerto de Crystal Castles; - a "eterna" falta de alternativas de alimentação dentro do recinto; - apoio médico deficitário.

Ficam aqui as avaliações ((d)efeito profissional!) em versão quantitativa do muito que se viu (e de outro tanto que se queria ter visto):

18 (Quinta)
Não fui, por contingências de horários de voos.
Nomes que estavam na lista "a ver": Luomo, Mulatu Astatke & The Heliocentrics, Institut Fatima.


19 (Sexta - Dia)
- Quayola (Live) (11)
- Ryoichi Kurokawa (Live) (11)
- Micachu & The Shapes (Live) (16)
- Huw Stephens (Dj) (11)
- La Roux (Live) (15)
- Bass Clef (Live) (11)
- Omar Souleyman (Live) (14)
- Dorian Concept (Live) (12)
- Bomb Squad (Dj) (13)
- Bèstia Ferida (Live) (10)

(Sexta - Noite)
- Grace Jones (Live) (15)
- James Murphy & Pat Mahoney (Dj) (11)
- Richie Hawtin (Dj) (14)
- SebastiAn (Live) (18)
- Agoria (Dj) (14)
- Little Boots (Live) (15)
- Buraka Som Sistema (Live) (17)
- Crookers (Dj) (13)
- Brodinski (Dj) (13)
- Mary Anne Hobbs (Dj) (13)
- Joker (Dj) (16)
- The Gaslamp Killer (Dj) (13)
- Heartbreak (Live) (11)
- Erol Alkan presents Disco 3000 (Dj) (14)
- Don Rimini (Dj) (13)


20 (Sábado - Noite)
- Animal Collective (Live) (15)
- Orbital (Live) (14)
- Tadeo (Dj) (12)
- Moderat (Live) (16)
- Deadmau5 (Live) (16)
- Fever Ray (Lve) (16)
- Crystal Castles (Live) (sem som é impossivel avaliar; o problema, segundo a organização, foi dos técnicos de som da banda; prémio de "melhor não concerto")
- Jeff Mills (Dj) (12)
- Carl Craig (Dj) (12)
- Dan Le Sac vs Scroobius Pip (Live) (15)
- Sinden (Dj) (11)
- Marcel Dettmann (Dj) (11)

Queria/Devia ter visto: - Goldielocks, XXXChange, Late Of The Pier, Beardyman, The Requesters.

Não posso deixar de mencionar este senhor: Meneo. Uma palavra: GIGANTE! Sónar oficial com ele no próximo ano: obrigatório!

No comments: