Tuesday, October 31, 2006

Na palma da mão



Pensei em não dar relevo ao concerto gratuito que o Jorge Palma irá dar na Pedrera. A última vez que vi o Jorge apercebi-me de que os únicos que vibravam na assistência eram os teenagers. Faz sentido: esse amor puro de 'bairro do amor' cai um pouco por terra depois dessa idade e com ele essas cassetes (hoje mp3) que se ouviam mãos atrás da nuca a olhar para o tecto.

Contudo reli há poucos dias num blog uns versos que me fizeram repensar esse Jorge ‘pinga amor’ que dou a entender no parágrafo anterior e que era a imagem que guardava:

Todos nós pagamos por tudo o que usamos
O sistema é antigo e não poupa ninguém, não
Somos todos escravos do que precisamos
Reduz as necessidades se queres passar bem
Que a dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo
E a liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo

(o ultimo verso fica a cinzento porque, insisto já não estamos no primeiro parágrafo).


Poder ouvir estas frases no Passeig de Gràcia ícone do consumo desmesurado, desnecessário e vão, tocar-me-á forte, não nesse coração outrora puro e sonhador, mas no sentimento de constante frustração contra esses focos que encandeiam (cada vez que pisamos as ruas desta cidade) apontados ao nosso cartão de crédito.

Para os estrangeiros que me lêem (agradeço o esforço) ir-se-ão cruzar com certeza com o Jorge Palma no dia em pretenderem entrar nesse périplo da música portuguesa. Portanto se desconhecem, não faltem e se conhecem também não.

Concertos gratuitos amb reserva al 902 400 973:

Jorge Palma - 16 de novembre
Lloc: Sala Gaudí. La Pedrera. Passeig de Gràcia, 92. Barcelona


G – cansado de: só poder comprar produtos inflacionados, ser mal atendido, esperar em filas demasiado grandes, sorrisos forçados por operadoras de caixa e de não conseguir controlar as tentações urbanas...


1 comment:

Anonymous said...

Agenda artística de Jorge Palma actualizada em www.bloguepalmaniaco.blogspot.com
newsletter/informações: contactar ladoerradodanoite@hotmail.com