Sunday, June 22, 2008

Monday, June 16, 2008

"I don't think I'd like to go back home and take it easy"

Adaptado de:
"I think I'd like to go back home and take it easy"
Neil Young

pipocas com telemoveis e o ricochete tecnológico





Por debaixo da ponte
O panal suspenso está roto
E os animais que apanhei
Ficaram todos meus amigos
Estou a viver sem erva
E o que transborda do meu tecto
Não há problemas em comer peixe
Já que não têm sentimentos

(X3)
Alguma coisa no caminho, mmm
Alguma coisa no caminho, yeah, mmm

Por debaixo da ponte
O panal suspenso está roto
E os animais que apanhei
Ficaram todos meus amigos
Estou a viver sem erva
E o que transborda do meu tecto
Não há problemas em comer peixe
Já que não têm sentimentos

(x4)
Alguma coisa no caminho, mmm
Alguma coisa no caminho, yeah, mmm

Friday, June 13, 2008

Pessoa nasceu há 120 anos

«Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.»

Thursday, June 12, 2008

regular comunhao futebolistica em barcelona. Percepção extravagante de nacionalidade. Cerveja enfim.

Alguém acende um bic

camionistas parados de costas voltadas aos sindicatos, sindicatos reunidos com governos que se debruçam à pressa sobre temáticas de crise, mulheres sozinhas na cama à espera de maridos bloqueados nos piquetes, directores apaziguando clientes e amenizando indeminizacoes, a validade que se expira, o trajecto que ja nao tem sentido. A greve francesa de comboios chegou níveis que nao se supunha, o descontetamento das periferias tambem.

Num programa de tv há uns dias abordava-se (da perspectiva televisiva: sensacionalista e particular) as desigualdades sociais, lá estava a senhora que debicava no contentor do lixo, o vendedor de automoveis com vendas a zero, e o de carros de luxo que sentia algo da crise e inseguranca mas pouco. Nada novo. Surge então em cena um comprador de um lamborghini no stand. Director de uma empresa de telecomunicações que diz: "fiz uma operação económica muito vantajosa e cumpro este sonho de criança, comprar um destes carros de 270 mil euros".

Assim gira o mundo sem que nos afecte demasiado ou nos preocupe. Vamos ao cinema e dizem-nos "não compres DVDs pirata que é roubar, não o farias num supermercado" e efectivamente engolimos a mensagem do velhos valores do bem e do mal. Mesmo que mentalmente depois saibamos (cada um à sua maneira) ignorar ou convercer-nos que nem tudo é como nos contam. O que o mundo não adverte é de que lado está (nesses conceitos cada vez mais ambiguos de bem e mal) quem 'no bolso' traz 270 mil euros para comprar um brinquedo futil - expoente maximo das desigualdades sociais?

Do pouco que sei, as variaveis economicas das empresas acentam nos pilares: trabalhadores, tecnologia, oportunidades de negocio, concorrencia e mercado. E quando se enriquece muito [rápido] ou se andou a vender latão por ouro, ou, (e por conseguinte) não se remunerou convenientemente os trabalhadores. Só a prestacao de serviços altamente inflacionados pode disparar os lucros. O Lamborghini é na maioria das vezes a soma dos Opeis Astra que nunca conseguiram comprar os trabalhadores (ficando-se pelo Corsa Clio e casa por pagar durante 30 anos).
A frase do Eto'o é representativa: não ganhamos milhoes por nenhuma razão senão porque damos milhoes a ganhar a muitos outros! Desde esta perspectiva futebolistas passam a um plano sem duvida menos maligno que os 'directores'. (é conhecida a extensa e extravagante colecção de carros de luxo de Etoo).

Os pilares da sociedade capitalista acompanhada do destrunfar dos valores éticos e da alienação dos dias que correm fazem-nos ser isco e anzol de toda esta cadeia - atados a uma cana de pesca fora de água que nem sabemos qual é e que alimentamos milimetro por milimetro ao envio do sms, ao ligar a ADSL. Essa alienação ou desconhecimento são camuflados pelo progresso tecnológico que nos encandeia e temperado com o cariz aparentemente gratuito da internet. Essa mistura de valores desarticulados faz-nos muitas vezes esquecer ou perdoar quem está a lucrar (e quem se afunda) de forma desmedida com tudo isto! Estamos em 1900(?) e o Eixample terraplanado pelo plano Cerdá irá assegurar riqueza às familias construtoras dos imóveis por pelo menos 5 gerações. Se internet e telefone partilham a mesma tecnologia porquê o sms se paga e o mail não? O mesmo com as taxas de utilizacao de operacoes bancárias: como se individualmente uma equipa de operadores informáticos vigiasse sistemas e fosse ajustando proporcionalmente à utilização do serviço. Estranhas prestações que nos são exigidas baseadas pura e simplesmente na nossa ignorancia e incapacidade de contestação.

Por entre trevas e mortos vivos
É chinês o facho que os alumia
Alguém acende um bic
Devaneiam-se incríveis planos
Num retorno extemporâneo aos verdes anos
Trincando velhas pizzas ressequidas
Aos polícias e aos ladrões jogamos
Alguém se afunda a pique
Alguém me faz um bico
Alguém acende um bic.
Alguém se afunda a pique
Alguém se balança
E há mesmo alguém que dança ...
Ai que eu quero vomitar!
Velocidade escaldante [Mão Morta]

Tuesday, June 10, 2008

Aumento do preco do petroleo, greve dos camionistas, despojos do menu do medio dia, histeria colectiva aos rumores de falta de abastecimento. Sim egoistazinho atesta esse deposito o mais que puderes e ja agora 'a volta para casa compra tudo o que puderes de massas e conservas para no minimo te arriscares a jantar envolto em varejeiras quando no rua ja federem os corpos.

Fica alguma esperanca de futuro

Monday, June 09, 2008

Uma final diferente...

Para os menos dados à filosofia da bola:

Saturday, June 07, 2008

Lo que España vota...¡¡va a misa!!!!!

Comecem a rezar, com devoção redobrada!
Com um apoio destes (ao qual não se deve ignorar a grande inspiração actual de C. Ronaldo), decerto que ficaremos à frente da Inglaterra!

(nota de pé de post: eu sei que os "bifes" não saíram da sua ilha para espalharem o seu "caos" pelos estádios suíços e austríacos, mas não quero ser demasiado português; ou deverei dizer, espanhol?).

Friday, June 06, 2008

Resposta do Consulado...

Exmo Senhor

Convido-o a comunicar ao Consulado o seu correio electrónico e nome completo de modo a poder de futuro receber informação por esta via. Estranho, no entanto, que não tivesse ainda conhecimento do site http://www.portugalconvida.net/, onde pode quotidianamente encontrar informação sobre estas e outras actividades relativas à presença de Portugal na Catalunha e onde pode igualmente colocar informação sobre a sua pessoa e o seu blog, do qual não tinha conhecimento. Agradeço que, tal como publicou no seu “blog” o correio que nos enviou, publique igualmente esta resposta.

Com os melhores cumprimentos

Álvaro Martins
Vice-Consul

(Nota: informo o consulado que este NÃO É O MEU BLOG, É NOSSO, DE TODOS OS QUE PARTICIPAM)

É desagradável verificar (http://www.indexmundi.com/g/r.aspx?c=mr&v=67) a posição que Portugal ocupa no mundo e ter um evento que deveria servir para promover o país numa das capitais globais, no qual tenho a certeza muitos participariamos/colaborariamos ser feito "à portuguesa": quem sabe sabe, quem conhece conhece, e os outros, ovelhas, atrás, e sorte que é público.

Nota-se o tom amargo?
Vê-se que estou triste com Portugal?
Deixo notar infelicidade?

Quase dez anos depois de ter saído, cada vez encontro mais razoes para me manter fiel à promessa que fiz nesse dia: NUNCA MAIS VOLTO.

Para mostrar que não estou de todo de mau humor, uma brilhante cita do nosso Eça, que não comprovei, mas a fonte merece-me confiança:
«Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
Eça de Queiroz

Bom fim de semana.

"des"agradável surpresa

Aquilo que poderia ser uma excelente notícia é uma desagradável surpresa...
http://www.portugalconvida.blogspot.com/
Ponho aqui uma cópia do e-mail que enviei a estes cavalheiros e directamente ao consulado.

Enfim, portuguêsmente fazendo...

"Apreciados Srs:

É com surpresa e desagrado que descubro hoje que está já a decorrer uma semana cultural de Portugal em Barcelona!!!

Parece-me que os serviços consulares poderiam, fácilmente, através de uma mailing list informar os residentes em na Catalunha deste tipo de eventos, que, naturalmente, não são de iniciativa exclusivamente privada, nem se fazem sem o apoio do Estado Português.

Mesmo assim, e com o fim de promover uma melhoria no desapego que por cá alguns vamos sentindo em relação a Portugal, sugeria-lhes que enviassem informação a um grupo de "Tugalães", "Tugas" e "Catalães" que costumamos trocar informação sobre os eventos, e a vida, e as flores, e...., de cá e de lá através de um blog simpáticamente chamado "Casa de Portugal em Barcelona", o qual vos convidamos a conhecer em http://www.ptbcn.blogspot.com/.

Pequenos gestos e iniciativas que, talvez, ajudem a que continuemos a ter alguma vontade de contribuir para o progresso de um país que à maioria não deixa mais que a grata memória de boa comida e bom vinho, e a ingrata lembrança de atrasos seculares, erros repetidos, ineficiências generalizadas e perda constante de prestígio e capacidade internacional.

Desculpem o "desabafo", mas de facto sinto-me abandonado por um país que cada vez menos vejo como meu... Os meus melhores cumprimentos,

Carlos Guimaraes"

Wednesday, June 04, 2008

Atmosphere

Monday, June 02, 2008

Cut + Paste

A arte de (bem) reciclar vídeos.
Bela homenagem aos dias de hoje!