Thursday, May 31, 2007

Top 10 da PAZ


[imagem: Banksy]

Top 10: Noruega, Nova Zelandia, Dinamarca, Irlanda, Japan, Finlandia, Suécia, Canadá, Portugal e Austria.

Cauda: Iraque, Sudao, Israel, Russia, Nigeria, Colombia, Pakistao, Líbano, Costa do Marfim e Angola.

(121 países analisados: estudo feito pelo filantropo australiano Steve Killelea para o The Economist Intelligence Unit)

USA: na posicao na 96ª posicao.

Tuesday, May 29, 2007



just in case...

tenho um nó na cabeça do meu avatar

No outro dia li no ADN:

PSOE y PP, atacados de nuevo en Second Life
Manifestantes contra la prisión atenuada a De Juana Chaos atacan un edificio socialista y otros usuarios se ensañan contra carteles de Rajoy y la COPE




Hoje citam no expresso que há cartazes espalhados da pequena Madeleine pelo Second Life.




Há poucos dias uma amiga disse-me que tinha colegas de biologia na universidade que nao sabiam pôr uma diskette e agora vejo citar 'Second Life' como se fosse Covilhã ou Melbourne.

Se a noticia tem relevancia ou nao, terá com certeza mais do que muitas melhores escritas e perfeitamente enquadradas no espaço e no tempo, contudo citar 'Second Life' sem uma pertinente introduçao às realidades virtuais parece-me transcendente nos tempos que correm dada a novidade do conceito.

Primeiro, atendendo ao grau de conhecimento destas matérias dos leitores, muitos poderão um dia ter reaccoes inesperadas se lerem frases do genero:
"Sadam regressa em Second Life"
-Milagre? reencarnaçao? enforcamento falso?

Segundo, o second life como universo virtual é tao ou mais representativo da sociedade quanto o numero de paginas web visitadas, o numero de palavras chave citadas em mails e chats, o numero de vezes que os motores de busca sao solicitados para procurar determinada temática, actualizacoes de paginas/blogues/enciclopedias on-line/bookmarks, etc. E portanto parece-me que mais uma vez os media estao a optar pelo sensasionalismo colorido e animado do 3D em prol de elementos bem mais abrangentes e representativos.

Terceiro, se eu fosse jornalista free lancer era terrorista pela noite no Second Life.

Glossário: vocabulário em que se explicam palavras pouco conhecidas ou de sentido obscuro. Vocabulário tecnológico. [priberam]

Second Life é um mundo de realidade virtual 3-D completamente construído pelos seus residentes. Iniciado em 2003 tem tido um crescimento explosivo >>>

Realidade Virtual: ambiente simulado por computador, muito próximo da realidade (utilizado para treinar astronautas, para jogos de vídeo, etc. ), que transmite ao operador a impressão de que faz parte desse ambiente e lhe dá a possibilidade de intervir, através de um equipamento especial criado para esse fim
[priberam]

Avatar: designação genérica das encarnações divinas na teologia birmânica [priberam]

Friday, May 25, 2007

Pescanova abrirá la mayor planta de cría de rodaballo del mundo en Portugal. La multinacional gallega firmó ayer en Lisboa el contrato que permitirá a su filial Acuinova invertir 140 millones en este proyecto que salió de Galicia tras el desacuerdo con la Xunta por cuestiones medioambientales. La nueva planta supondrá la creación de 300 puestos de trabajo, 200 directos y 100 indirectos. >>


para bom entendedor meia palavra basta. pôr o dinheiro à frente do meio-ambiente, típico...

Thursday, May 24, 2007

Costes del Roaming España

Descem os preços...e já podemos saber quanto pagamos:


fuente elperiodico.com día 24/05/2007


COSTES ACTUALES
La comisaria europea responsable de Telecomunicaciones y promotora del reglamento, Viviane Reding, estimó que la medida permitirá rebajar hasta en un 70% el coste de las llamadas telefónicas realizadas en el extranjero dentro de la UE. El coste por llamar con el móvil desde el extranjero cuesta de media 1 euro por minuto (impuestos incluidos) en España, Alemania e Italia. La tarifa sube a 1,12 euros en Francia, Portugal, Grecia, Irlanda y Letonia y puede costar hasta 1,5 euros en Polonia. El coste de recibir una llamada en el extranjero oscila entre los 0,47 euros por minuto en España y Alemania y los 0,71 euros de Francia y Portugal.
Tras la entrada en vigor del reglamento, las compañías telefónicas tendrán un mes para ofrecer a sus clientes la nueva eurotarifa u otras alternativas más ventajosas. Los consumidores tendrán dos meses para decidir qué tarifa aceptan. A los clientes que respondan de inmediato, la nueva tarifa podría aplicárseles en agosto, según Reding. Las compañías deberán aplicar automáticamente la nueva eurotarifa a todos los clientes que no hayan escogido otra oferta.












































Operadora
Tipo ContratoEstabelecimento
de llamada

Llamadas Realizadas (minuto)

Llamadas recibidas (minuto)
MovistarContrato0,450,790,504
MovistarTarjeta0,451,2480,702
MovistarMy Europe (10 euro/mes)
0,450,5Gratis
VodafonePASSPORT0,99+0,15Plan precio en España
0,99 (cada 20 minutos)
OrangeEuropa0,450,750,27


¿Pagas por email? ¿pagas por pagina web? ¿nacional? ¿japonesa? ¿porno? ¿busqueda? ¿blog? ¿noticias? ¿publicidade?

La tecnologia es identica, cables en la tierra y satelites en el cielo. Routers y repetidores al final de cada cable. Unos con paquetes de datos (internet) otra con audio. La diferencia es que la internet nasció gratis y todavia se mantiene. Y los moviles son hijos de los telefonos que siempre se han pagado por llamada...

é melhor nao levantar muito a voz antes que comece a sair a 20 centimos o post!

PORTUGAL CONVIDA 07 THE LEGENDARY TIGERMAN + DEAD COMBO + MR. MITSUHIRATO (DJ)+ DJ COCO

Concerts, Nitsa


DISSABTE 9 DE JUNY A LES 00:00h
13 € (gratis socios Plastic Club y poseedores tarjeta-abono Estrella Damm Primavera Sound 2007)

PORTUGAL CONVIDA 07
THE LEGENDARY TIGERMAN
DEAD COMBO
MR. MITSUHIRATO (dj)
DJ COCO

Portugal Convida es una iniciativa que intentará mostrarnos la cultura portuguesa a los barceloneses y restar algo de añoranza a los lusos que viven en nuestra ciudad. El fin de fiesta se celebra en nuestro club con dos actuaciones en directo y uno de los mejores dj´s de pop del país vecino.

Tuesday, May 22, 2007

Bring back the 80s #2

O Lugar do Morto

Álvaro, trinta anos, jornalista, sai de casa da sua amiga por volta das seis da manhã e decide descansar um pouco na marginal do estoril em frente ao mar. Adormece e, de repente, é acordado pelo ruído de vozes vindas de longe. Volta-se e vê um homem e uma mulher, que discutem. Ela foge e vem refugiar-se no carro de Álvaro. O vestido dela, sob o casaco de peles, está roto. A mulher pede-lhe: - Leve-me daqui.




Obrigado Ana Zanatti.


      BB80s#1

Okupação em Coimbra



Coimbra está mais Barcelona, mais Roma, sei lá, mais cidade...


No dia 29 de Abril foi ocupado em Coimbra um espaço abandonado outrora pertencente aos antigos hospitais da universidade. O objectivo é a criação de um espaço diferente, de debate e convivência num ambiente anti-capitalista e anti-autoritário. > Indymedia

Monday, May 21, 2007

navegar, navegar

a tendencia já tinha sido citada em fevereiro e os números continuam a aumentar.

copiado hoje do público.pt

O aumento do número de portugueses a trabalhar no país vizinho foi mais pronunciado do que o aumento do número total de estrangeiros em Espanha, que cresceu 1,3 por cento para 1.947.908 pessoas.

Os trabalhadores portugueses representam já 12 por cento do número total de imigrantes em Espanha provenientes da União Europeia (625.454), sendo a segunda maior comunidade da UE no país depois da romena (187 mil).

Em termos gerais, a comunidade portuguesa é já a quinta, depois das oriundas de Marrocos (276 mil), do Equador (269 mil), da Roménia (187 mil) e da Colômbia (143 mil).

Entre as regiões autónomas, a Catalunha acolhe a maioria dos estrangeiros (440 mil), ou 22,60 por cento do total, seguindo-se as comunidade de Madrid (21,82 por cento) e Valenciana (12,18 por cento).



Nao se enganem os que julgam que vêm à procura das movimentadas ruas da cidade, das altas temperaturas do mediterrâneo, do sol das terrazas às sextas à tarde ou dos eficazes transportes... A olhar para a concorrencia, vê-se bem que Portugal expressa nos que dele fogem, a dimensao da sua crise.

Desonra quem sai porque carrega em quem fica, como alguem dizia, somos filhos dos que nao subiram nas naus... (interpreta como quiseres)

Friday, May 11, 2007

where's the DJ

o David e o Joao foram à Letónia passar as férias da páscoa (como chamávamos no liceu) ou semana santa cá. Num autocarro um cao policia farejou-lhes 2 miligramas de haxixe (terá certamente a policia local desfeito um charro, peneirado o tabaco, separado murtalha e filtro, e cuidadosamente pesado as pepitas, porque 2 miligramas serao dificeis de transportar isoladamente dadas as diminutas dimensoes - um grao de arroz, talvez nem tanto).


O grave disto tudo é que o meu calendario marca 11 de Maio e a tal semana santa ou páscoa foi lá para os ultimos dias de Março inicios de Abril!! O David e o Joao ainda nao voltaram ao seu portugal natal, entre alguns dias de prisao e muitos outros de termo de residencia à espera de julgamentos adiados (próxima 6a, afinal 3a que vem, ups...parece que já é só 5a feira...) e as semanas passam-se assim, na incerteza, na tristeza, na saudade...

Assim citava o Público no dia 18 de Abril:
Na passada semana, igualmente em Riga, dois outros portugueses, de 27 e 28 anos, foram detidos pela polícia local por se encontrarem na posse de uma quantidade de droga não especificada. Os dois homens, conforme apurou o PÚBLICO, encontram-se a aguardar julgamento em liberdade.

David & Joao (reféns de leis injustas):
Desejo o vosso rápido regresso. Recordo com a alegria essas noites mágicas de Festas da Gracia! Barcelona está aqui para vos receber de braços abertos e elevar os ânimos.

Restantes:
Se vais à Letónia, nao vás*

g - indignado com toda esta merda




* a nao ser que seja para os trazer de volta.

www.portugalconvida.net

brevemente.......vem aí...o grande acontecimento do ano!

Tuesday, May 08, 2007

la cuenta porfi...

fim-de-semana cheio de sol e turistas, tambem lá em casa. E o mapa aberto ao final do dia, de pernas elevadas no sofá e ouvir o atabalhoado percurso feito. E ir pelos cafés do góticos (sim porque repetir pedreras ou palaus no, graci€s). E presencear o espanto dos luso viajantes perante a cuidada estética dos cafés, e compreender por negacao quem vive longe e escreve:

"É hoje difícil de imaginar que o Vá-Vá foi em tempos um dos mais requintados cafés de Lisboa. Impressão que agora está longe de provocar. O que nele actualmente predomina é o mau gosto e o abandono generalizado, comum aliás a todo o Bairro de Alvalade."

in Jornal da praceta

E o serviço caro Carlos Fontes? Por aqui predomina o inferno das filas e o áspero trato barcelonês. Talvez tenhamos que desculpar o manancial de turistas que atolam a cidade e serao a dor de cabeca diária de quem lhes faz frente nos cafés, ou entao nao, e haverá gente com trabalhos bem piores com uma cara mais sorridente. Os residentes, sacos de boxe bem treinados, puxam das moedas com o café a arrefecer, fazem-se esquecidos do seu troco que já nao virá, molham cotovelos em cerveja mal limpa, e pagam o dobro por metade... tenho saudades desse bolinho de bacalhau escolhido nao ao acaso da travessa de 10. Claro que sim, esse, o mais redondinho e melhor frito, eu percebi que percebeste que estava a olhar para ele, e sorrimos...



a caixa e o conteudo.